F.A.Q.
1 - O que é o SMS Corporativo?
R: O SMS Corporativo é uma solução que permite às empresas, de qualquer porte e
segmento de mercado, abrir um canal de comunicação rápido e eficaz com os mais diversos
públicos: funcionários, clientes, fornecedores, associados, etc.. Tudo através do
envio de mensagens de texto em larga escala, onde quer que estejam.
2 - Qual o tamanho máximo de uma mensagem SMS?
O tamanho máximo permitido para uma mensagem SMS é de 150 caracteres.
3 - Os SMS Enviados são homologados junto às quais operadoras?
R: Juntamente a todas elas. Vale ressaltar que apenas serviços homologados possuem
L.A., Short codes, respostas, blacklists, integrações e outros requisitos práticos.
4 - Seria possível o envio de SMS MKT via L.A.?
R: Sim, desde que seja enviado para bases com permissão (Opt- in), o Short code
possibilita o envio de SMS Marketing via LA, com a vantagem de ser possível responder
a este SMS, caso o mesmo seja contratado, mas faz parte do produto o envio de descadastro
por parte do cliente final (ouvinte). Mas o canal L.A. é disponível apenas para
o produto SMS Nexus Corporate.
5 - Vocês fazem envio de SMS Marketing autorizado pelas operadoras?
R: Perfeitamente, o uso de Short code, e, por conseguinte, via LA, somente é possível
devido à homologação junto às operadoras. Da mesma forma treinamos e orientamos,
assim como formulamos a regra de negócio concernente ao envio para que respeitem
as regras de homologação.
6 - Como o serviço de SMS é cobrado?
R: O serviço é faturado de acordo com o volume enviado pelo cliente. Por isso nossa
tabela é escalonada.
7 - O envio de SMS da SMS Nexus é gratuito?
R: Por se tratar de um serviço para empresas, o envio através dos sistemas de envio
de SMS da SMS Nexus é pago.
8 - Posso enviar SMS para qualquer operadora? Para qualquer estado?
R: Temos contratos firmados com todas as operadoras do país, portanto, você pode
enviar SMS para celulares de todos os estados. Se a operadora tem cobertura, SMS
Nexus tem também.
9 - O envio de SMS precisa ser autorizado por cada pessoa?
R: Sim precisa. A permissão (Opt- in) pode ser obtida de diferentes formas por sua
empresa, devendo sempre ser dada pelo proprietário ou portador do celular. Recomendamos
que a empresa buscasse constantemente manter a sua base de contatos atualizada,
oferecendo também possibilidade de Opt-out (cancelamento) dos SMS.
10 - Posso comprar listas de celulares para enviar SMS?
R: Uma mensagem não desejada gera uma péssima impressão da sua empresa perante o
público, por ferir o direito de terceiros. Além disso, sua empresa pode responder
legalmente caso faça envios de SMS de maneira indevida.
11- É possível usar meu próprio sistema para enviar SMS?
R: Qualquer sistema que realize chamadas HTTP/HTTPS ou Web Services está habilitado
para se integrar à nossa plataforma. Basta ter uma conta do tipo integração e acessar
os manuais e exemplos de integração disponíveis em nossa biblioteca.
12 - Existe algum custo para a utilização dos exemplos disponíveis?
R: As bibliotecas de exemplos estão disponíveis gratuitamente para download em nosso
site.
13 - Como sei quantas mensagens já foram trafegadas na minha conta?
R: Por meio dos relatórios via web, disponibilizados no momento da criação da conta,
você pode conferir os detalhes de todos os envios realizados, com a possibilidade
de visualização em gráficos, ou ainda importar os relatórios para seu computador.
14 - Como funciona o serviço de resposta de um SMS corporativo?
R: O serviço de resposta de SMS permite que a pessoa possa responder à mensagem
que a empresa envia. Nesse serviço, o custo da resposta da mensagem é da empresa
que contrata o serviço do SMS Nexus, nos mesmos valores acordados em contrato para
o envio normal. As mensagens recebidas são apresentadas no menu de relatórios do
sistema.
15 - Tem diferença de custo se eu usar gateway ou web?
R: Não. Independente do sistema utilizado, nós cobramos pelo número de SMS trafegados.
16 - Posso ter mais de um usuário cadastrado na mesma conta?
R: Sim. É possível ter mais de um usuário na mesma conta, inclusive é possível ter
um administrador na conta que estabeleça níveis de acesso de cada um.
17 - Tem custo diferente por operadora e DDD?
R: O custo será de acordo com o volume de SMS trafegado em nossos sistemas pela
sua conta, independentemente do estado ou operadora de celular.
18 - Quantos contatos eu posso ter cadastrado na minha conta?
R: Não há limitação de cadastro de contatos na conta do cliente.
19 - Há confirmação de leitura do SMS enviado?
R: Informamos o status das mensagens que foram entregues nas operadoras, porém as
operadoras não repassam a informação de que o SMS enviado pela sua empresa foi lido.
Com nossos sistemas é possível acompanhar, através dos nossos relatórios, todo o
envio, até a situação de entregue na operadora.
20 - Por quanto tempo os relatórios ficam disponíveis?
R: Os relatórios ficam disponíveis pelo período de 6 meses, mas o cliente pode exportar
para o Excel e arquivar em seu computador.
21 - O cliente pode começar uma interação com a minha empresa por SMS? Como?
R: Pode. Por LA exclusivo ou compartilhado.
22 - Quais as formas de o cliente iniciar a interação?
R: Por LA exclusivo, compartilhado ou respondendo a um SMS, quando o MO (SMS respondido)
está habilitado na conta de nosso cliente.
23 - Qual é o remetente das mensagens que eu enviar pelo SMS Nexus?
R: É um LA do SMS Nexus, um número de 4 caracteres.
24 - É possível que a mensagem, ao invés de ir com um número de remetente, vá com
o nome da minha empresa?
R: Não. Se você já recebeu um SMS de uma empresa, onde o remetente é um número de
celular, é porque o envio foi realizado por operadoras internacionais, o que é proibido.